Nós gostamos de cerveja. Não, melhor, nós amamos cerveja!

Nós gostamos de cerveja. Não, melhor, nós amamos cerveja! Cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do mundo e provavelmente a mais antiga.

No Brasil isso corresponde a 65%. Nós somos o quarto maior produtor de cerveja do mundo, perdendo apenas para China, Estados Unidos e Alemanha, nesta ordem. (http:// www.cervesia.com.br/dados-estatisticos/760-o-mercado-cervejeiro-brasileiro-atual-potencial- de-crescimento.html) Desde os primórdios da civilização já existem registros de bebidas fermentadas a base de malte de cereais que podem ser consideradas as tatarávos das cervejas. Hoje são mais de 120 estilos de cervejas em todo o mundo e todas disponíveis em nosso país, inclusive com várias sendo produzidas pelas mais de 200 micro cervejarias espelhadas em todo o território nacional. Se existem tantas cervejas diferentes por que então aqui só se toma um tipo?

No Brasil a cerveja mais comercializada é a do tipo Pilsen. Nela você encontra a grande maioria dos rótulos presentes nas gôndolas de supermercados e bares: Brahma, Skol, Bohemia, Bavária, Itaipava, Antártica, etc, são todas uma única variação que possui em sua composição muitos aditivos químicos e cerca de 45% do que você bebe quando compra uma dessas é milho ou arroz. Ou seja, quase metade da cerveja que você compra é feito de cereais não-maltados que conferem uma menor complexidade, menos aroma, sabor, corpo e alma para a bebida. (fonte: http://cervejaavecesar.blogspot.com.br/2012/10/milho-na- cerveja.html). O resultado é uma bebida média que as grandes indústria recomendam que se ingira "estupidamente gelada" para que a baixa temperatura anestesie as papilas gustativas e você não seja capaz de perceber completamente o gosto destas cervejas.

O Sr. Lúpulo é uma alternativa a esta cultura. Aqui é espaço para confraternização, para ganhar conhecimento, discutir e mergulhar neste mundo tão rico do nosso pão líquido. Aqui teremos palestras, testes cegos, degustações, cursos, e claro, muita cerveja para beber. Esperamos ser uma referência na filosofia do "beba com sabedoria" e que você não precisa beber muito para beber melhor.

Enfim, achamos que todas as cervejas tem seu momento e ocasião próprias. Porém sabemos que, tão variada como a vida é, só a cerveja pode conter tantas opções para combinar com cada um destes momentos.

Beba com sabedoria!

Commentários